Desenvolvimento de aplicativos Android

Um guia completo com os temas mais importante que você precisa saber sobre o assunto!

Os números não mentem (e impressionam): o Android é atualmente, o sistema operacional mais utilizado do Brasil. Dos smartphones em operação no país, mais de 95% correspondem a aparelhos com Android. Por isso, não há dúvidas, ao pensar em apps, é imprescindível considerar o desenvolvimento de aplicativo Android, sistema operacional mais popular do mundo.

Se você tem uma ideia de aplicativo e quer iniciar um projeto, pode contar com a Globo Art. Somos uma empresa de desenvolvimento de aplicativos Android e iOS com know how e experiência para cuidar do seu aplicativo, desde o surgimento da ideia, até a divulgação e manutenção do app depois de publicado.

Nesse artigo, vamos guiar você pelos principais processos que envolvem um desenvolvimento de aplicativo Android, desde os conceitos básicos, até os termos mais técnicos, guidelines de design e de desenvolvimento e um panorama da Play Store.

O que é Android?

Como dissemos, o Android é hoje o sistema operacional mobile mais usado do mundo, com mais de 90% de participação no mercado mundial. Ele é de propriedade de um consórcio de empresas, entre elas – e principalmente, o Google. Como se trata de um sistema operacional aberto (que pode ser modificado), isso possibilita o surgimento e o desenvolvimento de novas tecnologias constantemente.

O Android, diferentemente do iOS, é um sistema operacional presente em uma infinidade de modelos e marcas de smartphones, tablets, e wearables. Marcas gigantes como Samsung, LG e LeNovo (Motorola), utilizam esse sistema operacional. Mas as marcas menores e de menor custo também possuem o Android em seus aparelhos, o que torna o desenvolvimento de aplicativo Android, uma possibilidade bastante interessante de investimento, como você vai ver ainda nesse artigo.

Sendo assim, o Android acaba sendo considerado o mais democrático e versátil sistema operacional existente, fazendo-se presente em dispositivos de alto e de baixo custo, de baixo, médio e alto desempenho, e sendo acessível a pessoas das mais diversas esferas sociais, e a empresas dos mais variados tamanhos.

Vale apena investir no desenvolvimento de aplicativos Android?

Você já sabe, mas não nos custa lembrar, que o volume de usuários de Internet móvel cresce diariamente, muitas vezes ultrapassando a quantidade de acessos e o tempo online dos computadores normais, por exemplo. E se esse número só cresce, consequentemente temos um aumento significativo na quantidade de pessoas realizando esse acesso por meio de smartphones com Android.

Todos os dias, segundo o Google, um milhão de novos usuários chegam ao Android em todo o mundo. É um número impressionante, não é mesmo? Então pense no seu aplicativo ou jogo atingindo cada vez mais pessoas diariamente! É claro que esse crescimento exponencial só poderia traz um resultado: infinitas (e muito reais) possibilidades reais de lucrar com o desenvolvimento de aplicativo Android.

Rentabilidade

Existe uma crença – falha – do mercado de que os usuários do Android gastam menos com aplicativos, e por isso, desenvolver para Android tornaria-se menos lucrativo do que, por exemplo, desenvolver para iOS. Entretanto, essa linha de pensamento cai por terra ao levar-se em conta os números de usuários impressionantes que nós te mostramos mais acima nesse mesmo texto.

É claro que, mesmo se os usuários Android pagassem menos por aplicativos (algo que já foi verdade no passado, mas já deixou de ser há muito tempo), ainda assim, a quantidade de usuários potenciais para o seu app é muito maior, trazendo assim, mais lucratividade para a sua ideia ou empresa.

Na maior parte das categorias do Google Play, os apps Android tem se mostrado muito rentáveis para os investidores, tanto os apps pagos como aqueles que permitem compras dentro do aplicativo. Os apps gratuitos também podem lucrar – e muito. Esse lucro pode vir de parcerias, comissões e, principalmente, dos anúncios via Google AdWords.

O desenvolvimento de aplicativos Android também tem uma vantagem com relação ao marketing, visto que os custos de publicidade geralmente são mais baixos, permitindo-se alcançar mais usuários com um investimento bem mais baixo.

Google Play Store

A Google Play Store é a loja de aplicativos e conteúdos para dispositivos Android. Quando publicados, os apps ficam disponíveis para download pelos usuários já dentro de algumas horas. Uma outra grande vantagem no desenvolvimento de aplicativos Android está nessa fácil dinâmica, onde um app pode ser atualizado muito mais facilmente para correção de bugs e até mesmo para solucionar sugestões dos usuários, que ficarão muito satisfeitos com seu aplicativo.

Os feedbacks sinceros dos usuários na Google Play Store é ótimo para que se entenda como está o desempenho do seu aplicativo e quais são as oportunidades para refiná-lo cada vez mais e corresponder às expectativas até dos seus usuários mais exigentes.

Outra vantagem super interessante da Google Play Store é a possibilidade de que se publique diferentes versões (alfa e beta, por exemplo), para grupos diferentes de usuários, a fim de realizar testes. Assim, você pode obter feedbacks daqueles grupos seletos para ter um aplicativo perfeito para liberar aos público em geral.

Guideline do desenvolvimento de aplicativo Android

O site oficial Android Developers, dedicado exclusivamente para desenvolvedores de aplicativos Android, dedicam uma boa quantidade de páginas a designar para os profissionais quais são as diretrizes, regras e boas práticas no desenvolvimento de aplicativos Android.

Embora muito mais flexível do que as regras da Apple, por exemplo, o Guideline do Android também é bastante específica com relação às suas expectativas sobre o desenvolvedor de apps.

Segundo o próprio Guideline do Android, os usuários esperam aplicativos de muito boa qualidade, e ela influencia diretamente no sucesso desse app ao longo do tempo. Começando pela atração para a instalação do app no seu dispositivo, passando pela utilização, classificação, engajamento e, consequentemente, terminando com a retenção do usuário, ou seja, fazendo com que ele continue utilizando o app indefinidamente.

A intenção desses guias oficiais no desenvolvimento de aplicativo Android, é ajudar os desenvolvedores a avaliar aspectos básicos e ter certeza de que está submetendo à Google Play Store um aplicativo de qualidade excelente. Para o Google, todos os aplicativos Android devem atender a esses critérios.

É por isso que se recomenda que, antes da publicação, sejam realizados o maior número de testes possível. Assegurando assim que o app desenvolvido funcione bem em diferentes dispositivos e atendam aos padrões definidos pela loja.

Segurança

O Google implementa o princípio do menor privilégio no desenvolvimento de aplicativos Android. Isso quer dizer que, por padrão, os aplicativos têm acesso apenas aos componentes do dispositivo que forem realmente necessários para o seu bom desempenho. Segundo os documentos do Google, isso cria um ambiente bem mais seguro no qual os apps podem acessar partes do sistema para as quais não recebem permissão. Assim, os aplicativos devem solicitar permissão do usuário para acessar dados do dispositivo, como contatos do usuário, mensagens SMS, armazenamento montável (cartão SD), câmera e Bluetooth. O usuário tem que desejar conceder essas permissões.

Boas práticas de design

Em seus guias oficiais, o Google recomenda também quais são as boas práticas de design para ser utilizadas no desenvolvimento de aplicativos Android. Novamente, o guideline lembra que os usuários têm altas expectativas e que, por isso, os apps devem corresponder ao que é esperado, tanto no que diz respeito à aparecia como com relação a um comportamento consistente. Por isso, deve-se seguir não apenas as diretrizes de design com relação aos padrões visuais e de navegação como também em compatibilidade e desempenho.

Escolha a Globo Art para o Desenvolvimento de Aplicativos Android

Você pode contar com a Globo Art para cuidar de cada item durante o desenvolvimento do aplicativos Android para sua empresa ou start up. Desde o planejamento de como será a estrutura, a criação dos layouts segundo os guidelines do Android Developer, até os diversos testes, a publicação e a divulgação do seu aplicativo como deve ser. Todo o desenvolvimento é feito dentro das diretrizes determinadas pelo Google e pela Google Play Store.

Além disso, a GLOBO ART possui todo know-how para que seu app não seja apenas mais na multidão. O desenvolvimento de aplicativos Android realizado pela Globo Art garante um desempenho excelente do seu aplicativo tanto no seu funcionamento, como nos seus números e desempenho.

Escolha a Globo Art para o Desenvolvimento de Aplicativos Android

Você já sabe: seja qual for o objetivo da sua empresa, negócio ou start up, estamos aqui para desenvolver o seu aplicativo Android completo, seja nativo ou sob demanda, para que você esteja sempre à frente e em sintonia com o mercado mobile.

Toda nossa energia está focada em garantir para o desenvolvimento de aplicativo Android contratado por você a melhor performance, design, planejamento e divulgacão. Tem uma ideia? Conte com a Globo Art e tenha certeza do sucesso!